A serviço dos que não podem falar

>>Buscador<<
>>Visite o novo portal<<
>>Quem Somos<<
>>Fale Conosco<<
>>Como Participar<<
>>Tribuna no Orkut<<
>>Grupo de Discussão<<
>Visite o novo portal<
>>Agenda<<

 Eventos

Adoções
Entidades
Petições on-line
Visite o novo portal
Visite o novo portal
Calendário
>>Direito Animal<<
Visite o novo portal
Adotante Responsável
Envenenar é um crime
Maus tratos são crimes
As leis que protegem os animais
>>Artigos<<
Proteção Animal
Saúde Animal
Meio Ambiente
Vegetarianismo
>>Textos<<
Sobre Cães
Sobre Gatos
>>Visite o novo portal<<
Visite o novo portal
>>Notícias<<
Aconteceu
Nossas lutas
Visite o novo portal
No Brasil e no Mundo
>>Meio Ambiente<<
Sites importantes
>>Animais Silvestres<<
Visite o novo portal
Não compre animais silvestres
>>Curiosidades<<
Visite o novo portal
>>Histórias Reais<<
Leia e apaixone-se
>>Fotos e Cartões<<
Envie para nós a foto de seu animal
Visite o novo portal
>>Sites Amigos<<
Sites de Defesa Animal

 

 

Dia 05/06/2005 vários ativistas da Proteção e da Libertação Animal estiveram presentes em frente ao Circo Stankowich para protestar contra a utilização de animais em apresentações circences

 

 Ver Fotos

 

Em um domingo com uma bela tarde de sol cerca de 50 manifestantes deixaram outros afezeres mais agradáveis e estiveram presentes em frente ao Circo Stankowich instalado em São Caetano do Sul - SP, para protestar contra a utilização de animais em apresentações. Também esteve presente o Sr. José Jantalia - Chefe de Gabinete do Vereador Aurélio Miguel - São Paulo - SP.

Ás 15hs30min., um pouco antes da apresentação das 16hs00 já estavamos por lá com cartazes, faixas e panfletos explicativos sobre como os animais de circo são tratados e treinados para entreter ao desavisado público. (Para saber um pouco mais sobre o tratamento dos animais em circos clique aqui).

Chegamos, como sempre, com uma manifestação totalmente pacífica e em nenhum momento a área em que se encontra instalado o circo foi invadida por qualquer manifestante.

Com a nossa chegada funcionários do circo já iniciaram um pequeno alvoroço, transmitindo em seus auto-falantes que os animais que alí estavam eram bem tratados e que possuiam autorização do IBAMA.

Oras, os maus-tratos são visíveis a qualquer um que lá adentre e veja as minúsculas jaulas aonde vivem os tigres e leões entre uma apresentação e outra, quanto à elefanta "Bambi" esta permanece acorrentada em uma de suas patas, restando-lhe apenas um espaço de aproximadamente dois metros aonde a mesma permanece balançando-se continuamente em um evidente estado de "stress" chamado de movimentação continua obsessiva.

Passados alguns poucos minutos os funcionários do circo iniciaram um jogo de intimidação aonde por meio de insultos e ameaças tentavam nos incentivar para a violência, em que não obtiveram sucesso. Eu mesmo fui abordado por um dos funcionários que perguntou porque faziamos aquilo e respondi que não éramos contra os circos e sim contra a utilização de animais trabalhando nos mesmos. Esse funcionário então virou-se para mim e disse que éramos "um bando de babacas", insulto esse que não obteve resposta e ao ver que eu estava fotografando o mesmo disse em tom irônico "eu sei qual é intenção de vocês, nos irritar para que partamos para a violência e vocês possam fotografar" absurdo que também não obteve resposta.

Quando ficou nitido o interesse dos funcionários do circo em iniciar algum tipo de agressão um dos manifestantes tomou a iniciativa de chamar a policia antes que o pior acontecesse e esta chegou rapidamente.

Agradecimentos à Policia Militar

Os policiais militares ao chegarem, como é o correto procedimento, foram conversar com ambas as partes para saber o que estava acontecendo. Elegantemente fizeram as perguntas de praxe e foram informados.

Um policial, porém quis impedir um dos protetores dos animais de filmar a manifestação que ocorria em espaço publico e aberto (na avenida), ao ser perguntado com base em que lei fazia aquela proibição respondeu com um número de lei inexistente e um artigo qualquer. O manifestante mesmo percebendo um autoritarismo além do necessário parou imediatamente de filmar. Alguns segundos depois aparece um funcionário do circo de camêra em punho também filmando, e prontamente o manifestante pergunta ao policial porque o funcionário do circo pode filmar e ele não, e na falta de uma resposta ou proibição ao funcionário do circo em continuar filmando, todos puderam filmar independentemente dessa lei inexistente.

Outro detalhe interessante foi o fato de o mesmo policial legislador dizer aos manifestantes que não poderiam ficar por alí para dar proteção aos manifestantes a não ser que o responsável pela manifestação fosse até a delegacia fazer um Boletim de Ocorrência contra os funcionários do circo que haviam ameaçado os manifestantes de agressão, quando foi informado de que não havia responsável pela manifestação também desistiu dessa tentativa de terminar com a pacífica manifestação.

Apesar da falha da proteção animal em não ter informado às autoridades antecipadamente sobre a manifestação fica registrado o nosso sincero agradecimento pelo pronto atendimento e nosso reconhecimento pois os policials militares estiveram o tempo todo presentes mantendo e assegurando a ordem e o clima de civilidade até o final da manifestação. Fica uma dúvida quanto à colocação desse policial em particular. Na iminência de uma agressão será necessário que ela aconteça de fato para que a policia fique por perto?

 

Perguntas à Prefeitura de São Caetano do Sul

 

Por que permitir que um circo com animais de grande porte se instale em sua cidade fornecendo o alvará? Os Zoológicos devem seguir uma lei que determina um espaço mínimo necessário para acomodar os animais. Os circos não?

 

Por que permitir que um circo mantenha animais de grande porte enjaulados e acorrentados em sua cidade, não sabem do risco de um desses animais fugir de suas respectivas jaulas e correntes e, em uma tentativa de fugir desses infernais maus-tratos vir a agredir alguém que esteja em seu caminho? Os Zoológicos são obrigados a construir fossos entre o animal e o público. Porque os circos podem manter esses animais a um palmo das pessoas?

 

O circo está instalado em uma avenida de grande movimento e estivemos por lá desde o início de uma apresentação até o final de outra. Pudemos então observar o caos em que se transforma o trânsito pois o espaço para estacionamento que se encontra dentro da área do circo é insuficiente para que os carros que ali se encontram da apresentação anterior possam manobrar e dar espaço para os veículos que chegam para a próxima apresentação formando uma enorme fila na avenida, o que atrapalha e torna perigoso o trânsito nessa região. Aonde estão os responsáveis?

 

 

 


              Todos os direitos reservados   © Tribuna Animal 2003/2008

Os artigos, notícias e textos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores